Transgala | Soluções em Mobilidade Corporativa

O que você precisa saber sobre como fazer check-in

O check-in é um momento importante da viagem e que precisa de uma atenção especial para evitar dores de cabeça, seja no aeroporto ou no hotel! Os sistemas de hoje estão bastante modernizados, permitindo inclusive o check-in online, tanto pelo computador como pelo celular, além da possibilidade de mostrá-lo no aplicativo da empresa de voos.

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como fazer o check-in!

O check-in é uma etapa da viagem que consiste em conferir toda a documentação de quem irá viajar no avião. Sem ele, não é possível entrar no avião!

O tempo limite de check-in pode variar de acordo com a companhia aérea, mas existe uma média de até uma hora antes do voo decolar. É no check-in que as poltronas são alocadas e é possível comprar serviços de despacho de bagagem adicional. Depois que este processo é feito, o cartão de embarque é emitido: é ele quem permitirá seu acesso ao avião!

Quais documentos são necessários para o check-in?

A documentação depende se o voo é nacional ou internacional. Voos nacionais exigem a apresentação de um documento oficial da União com foto, incluindo documentos como CNH, Título de Eleitor e suas versões digitais, além do RG.

Já os voos internacionais irão exigir a apresentação de um passaporte válido, além de documentos adicionais que podem variar de acordo com o seu destino. Normalmente estes documentos envolvem vistos e carteira de vacina comprovando vacinas exigidas por alguns destinos. Para os países do Mercosul, entretanto, é possível viajar com o RG apenas!

Como fazer check-in?

O check-in online se popularizou muito nos últimos anos, agilizando o processo de quem quer viajar e reduzindo as filas nos balcões. Antigamente era necessário comparecer diretamente nos guichês, mas agora é possível fazer o check-in diretamente no seu celular ou computador, utilizando os aplicativos das companhias aéreas para isso.

O processo pode ter algumas variações dependendo da companhia aérea, mas normalmente o aplicativo irá pedir algum código de identificação ou reserva, também chamado de localizador. A maioria das empresas libera o check-in até 72 horas antes do voo decolar, e é neste momento que você irá indicar o assento desejado e as tarifas de bagagem. Tenha atenção nesta etapa, pois algumas tarifas podem ter cobrança adicional no aeroporto! Por fim, imprima ou salve o cartão de embarque no aplicativo!

Além do check-in online, você pode fazer check-in nos totens de atendimento no aeroporto, em vez do balcão. Eles são postos de autoatendimento, que permitem um check-in agilizado e contam com o apoio de funcionários que ficam por perto para oferecer suporte!

Confira mais dicas sobre viagens para ter mais tranquilidade em nosso blog!

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Orçamento