Transgala | Soluções em Mobilidade Corporativa

Quais países não precisam de passaporte?

O passaporte está entre os maiores sonhos dos brasileiros: a oportunidade de viajar para outros países e conhecer o mundo é algo realmente importante para muitas pessoas. Contudo, o passaporte nem sempre é necessário para quem quer ou precisa viajar!

Dentro do Brasil, por exemplo, não é necessário o uso de passaportes para viagens aéreas, mas você sabia que é possível viajar para o exterior sem o documento? Confira neste artigo quais países permitem a viagem sem passaporte!

Quais países não precisam de passaporte?

Brasileiros não precisam de passaporte para visitar países que fazem parte do Mercosul! É possível conhecer estes países apenas utilizando o Registro Geral (RG), que precisa obedecer alguns critérios para ser utilizado com validade nestes casos.

Os critérios para utilizar o RG como documento de viagem são:

  • Estar dentro do prazo de emissão de até 10 anos;
  • Fotografia visível e atualizada;
  • Documento em bom estado de conservação.

Outros documentos que tenham fotos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não têm validade para viagens a outros países! Alguns dos países que você pode visitar desta forma são:

  • Chile
  • Argentina
  • Bolívia
  • Colômbia
  • Uruguai
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru

Mesmo sem a necessidade de um passaporte, é importante se atentar aos requisitos que cada país para as documentações de viagem, como carteira de vacina atualizada com vacinas específicas, além de outros detalhes para a viagem que você deve se atentar, como o valor de câmbio para as moedas de cada país, por exemplo.

Seu destino exige passaporte? Saiba como tirar!

Como os países que aceitam o RG como documento válido são limitados, pode ser que seu destino exija um passaporte e até mesmo visto! Ainda não sabe como dar entrada no processo de passaporte? Nós te ajudamos!

O passaporte é um documento extremamente importante que lida diretamente com o relacionamento do Brasil com outros países e, por isso, ele demanda muitos outros documentos durante a sua emissão.

Para saber qual a lista de documentos necessária para a emissão do seu passaporte, você pode acessar o link do Portal do Governo que, com algumas perguntas, emite a lista completa de acordo com as suas características, como idade, gênero, se já emitiu um passaporte anteriormente, entre outros. Você também pode conferir a lista completa de documentos, que serve para todos os casos.

Com sua lista em mãos, separe os documentos necessários e dê entrada na sua solicitação no site da Polícia Federal! É preciso também pagar uma taxa, que em 2023 custa R$ 257,25. Esse valor é equivalente para todas as solicitações, independente da situação, mas para casos emergenciais é possível pagar uma taxa adicional para acelerar o processo.

Depois, é só agendar a visita à uma unidade da polícia federal e apresentar a documentação. O processo todo deve levar em torno de 6 a 10 dias úteis e o passaporte tem validade de 10 anos. Saiba mais no Portal do Governo!

Acompanhe mais notícias sobre viagens em nosso blog!

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Orçamento